Pesquise neste blog

sábado, 26 de abril de 2014

Quando pacificamos nossos sentimentos sempre sentimos uma sensação de fracasso. Por que?



Não gostamos de pacificar nossos sentimentos, dá uma sensação de fracasso, nos lembra de nossas fraquezas. Nem nossos sentimentos gostam de serem aplacados. Eles querem é ser satisfeitos. Satisfazemos nossos sentimentos positivos como amor, esperança, otimismo, aprovação quando nos conectamos com outras pessoas, e expressamos o nosso melhor. 

E  satisfazemos nossos sentimentos negativos satisfazendo-os, nosso sistema imunológico reconhece esses sentimentos negativos como sendo nocivos, é inútil tentarmos reprimi-los, ignora-los ou mesmo tentar superá-los. A negatividade pode até cessar por algum tempo, mas ela sempre volta mais forte e persistente, não existe outra alternativa, a não ser satisfazer as emoções e aceita-las.

Quando satisfazemos nossas emoções negativas nosso cérebro muda e forma novos padrões, o que nosso objetivo.

Precisamos para isso darmos uma trégua ao conflito e a confusão interior que mantém o nosso impulso de luta, seja esses impulsos bons ou maus. E não conheço nada melhor do que a meditação para nos ajudar, ela dá ao nosso cérebro um lugar de descanso, deixa de lado todas as implicações espirituais e morais e encontra o verdadeiro repouso, em que nenhum aspecto do nosso ser esteja em luta com o outro, é imensamente reconfortante meditar. 

Meditar nos dá uma sólida base para uma permanente mudança em nossa vida. Não vamos seguir canais, padrões ou mesmo velhos condicionamentos, ao invés de termos velhas necessidades vamos ter mais e mais momentos de equilíbrio e clareza. De verdadeira liberdade. E ai nosso cérebro se torna nosso aliado, e não nosso adversário. 

Quando mudamos o que vemos, o que não vemos e que continua em nós vai está se abrindo para mudança, não existe outra forma. E assim com o tempo aprendemos a reconhecer nossas emoções, nossos impulsos e a nossa insatisfação que está ligada a nossos impulsos não satisfeitos, e vamos adquirindo confiança em usar mais e mais nossas emoções a nosso favor. 

Assim cada vez mais faremos uma clara escolha pelo que é melhor para nós. Aprendemos a usar nosso cérebro e nossas emoções a nosso favor e não como os inimigos que acreditamos que eram. E assim cada vez mais vamos entender que não precisamos: 

 Assumir a culpa pelos erros dos outros.
 Encobrir o abuso, físico e mental do qual fomos vitimas.
Permitir que nos desprezem em publico ou mesmo em nosso meio particular.
Permitir que nossos filhos nos desrespeitem.
 Não dizermos a verdade, seja ela qual for. 
Nos negarmos a ter satisfação sexual.
Fingir que amamos quando estamos odiando.
Trabalharmos em algo que odiamos. 

Em resumo, não teremos mais que nos entregarmos a nenhum desses sofrimentos inúteis que nos torna pessoas vulneráveis as coisas ruins da vida e portanto vitimizadas. Podemos escolher a partir daqui assumirmos nossa responsabilidade por nossos problemas e nos transformarmos. 

Seu comentário é importante para meu trabalho, deixe-o aqui.
Muito obrigado!
Fátima Jacinto

Para desbloquear nossas emoções precisamos modificar nossas crenças....



Nosso desbloqueio emocional passa sistematicamente pela mudança de nossas crenças, mas não se muda uma crença em um estalar de dedos, o que precisamos na realidade é treinar nossa mente para agir e pensar de forma diferente. 
 Por exemplo, se você tem uma crença limitante que te diz: “Não sou bom o bastante”. Sempre que você se vê pensando assim você pode parar, e reformular o que está se dizendo a você mesmo: “sou suficientemente bom, não tenho necessidade de me comparar com os outros, não se trata de ser bom ou de ser ruim”, o fato de você se designar como suficientemente bom, já modifica a forma como você se coloca diante da questão, e significa também que você está se posicionando de forma a aprender cada dia mais. 

Outra crença limitante muito comum é: “Não vai dar certo”, e você pode troca-la por: “eu sei que algo vai acontecer, e sempre há uma forma de fazer as coisas darem certo, posso pedir ajuda, e também compreendo que se algo não funciona como estou querendo , existem outras coisas que podem funcionar talvez até de forma melhor, ser pessimista não irá de forma alguma me ajudar a encontrar a solução, por isso escolho conscientemente pensar no melhor.”

Quando damos a nossa mente outra forma de pensar e de funcionar, estamos modificando nossos padrões mentais arraigados, e isso modifica sem nenhuma duvida a forma como nos posicionamos diante das situações. 

Não estou com isso dizendo a você que todas as crenças alternativas vão funcionar o tempo todo. Mas o que quero que você saiba é que se você for flexível, sem duvida alguma as alternativas para uma mudança duradoura irão aparecer.

Enquanto for estiver agindo no piloto automático e tendo reações negativas diante dos problemas que se repetem em sua vida, não conseguirá sair desse circulo vicioso que está, porque o que você está fazendo é generalizando. 

Tem pessoas que se sentem impotentes para sair da cama e enfrentar o dia que lhe apresenta, como se isso fosse demais pesado para ela (este é um dos sintomas da depressão). Quando você se torna flexível em suas crenças e muda seu dialogo interno, questionando o que está falando para você mesmo, na realidade você está começando a derrotar a depressão em seu próprio campo. 

Como você pode fazer isso: comece a prestar atenção a suas reações automáticas de tristeza, impotência, desesperança, e se recuse a aceita-las. Permita-se um momento, respire profundamente e consulte mentalmente as alternativas que você tem. Encontre a que melhor funcione no momento.

Sim eu sei que isso exige tempo, esforço, mas vale a pena acredite. Aprenda a ter diante dos velhos problemas reações novas, e você verá as portas se abrindo em sua vida de uma forma que nunca antes imaginou. 

As novas portas que iram se abrir vão introduzir uma nova reação, e modificará todos os seus hábitos, você começará a se sentir bem com os outros,  começara a tomar o controle da sua vida. Mas lembre de que é um passo de cada vez. 

Comece escolhendo a parte que você consegue lidar agora, o simples fato de você sair da inércia a melhor amiga da sua depressão, já fará uma grande diferença em sua vida.

Sempre vamos ter sim obstáculos que temos que ultrapassar, mas vamos deixar de transformar qualquer montinho de terra num Himalaia. Quando nos esforçamos para vencer os obstáculos menores, estimulamos o nosso cérebro a abandonar os velhos padrões arraigados e a adotar novos padrões. 

E assim expandimos nossa consciência  permitindo a entrada de impulsos frescos e novos.
A depressão é na realidade uma mascara para nossos comportamentos inflexíveis, e apenas nossa verdadeira personalidade pode liderar o nosso verdadeiro e profundo processo de cura total. 

Sinta o poder que você tem nessas palavras: “Só você tem o poder de se curar”. Muitas vezes criamos a ilusão de que toda a nossa força nos foi tirada. Mas a verdade é que sempre podemos nos resgatar, e nos transformar passo a passo na pessoa que sempre sonhamos em ser.  

Seu comentário é importante para meu trabalho, deixe-o aqui.
Muito obrigado!
Fátima Jacinto

Só entra no céu quem conhece o inferno. Porque o céu não aceita as máscaras que deveram ser queimadas no inferno....



Quando nossa mascara cai definitivamente, depois que conhecemos o inferno, só ai estaremos aptos a entrar realmente no céu, porque não tem como sairmos do inferno com nenhum tipo de mascara. Elas são queimadas no fogo da dor, do desespero, da impotência, do medo. Todas elas uma a uma vão sendo queimadas, e em seu lugar é criado uma nova pele a nossa verdadeira pele. 

A maior verdade que ouvi até hoje, é de que não existe ninguém no céu que não tenha conhecido profundamente os terrenos do inferno. Hoje sei  o que significa isso, cada uma dessas palavras, esse negocio de ser santo do nascimento a morte, de ser isso ou aquilo, é mentira. 

Primeiro você tem que provado do inferno,  e suportar tudo o que ele tem para você vencer cada uma das etapas que te são apresentadas, ai sim quando você sair de lá, você estará na gloria do céu sem a menor duvida. 

Não o céu poético inventado para ludibriar os mascarados, mas o verdadeiro céu. O céu onde você não consegue mais vive de faz de conta, o céu onde você não aceita mais se o que não é, o céu onde as meias verdades e as meias mentiras ficaram para trás. O céu onde as aparência tem pouca ou nenhuma importância, o céu onde os julgamentos não mais te importam, onde as mentiras sociais não fazem mais diferença nenhuma em sua vida. 

O céu onde você entende de pronto o que é a verdade e o que não é. O céu onde não existe negociação com Deus, onde não existe o faz de conta social. 

O céu onde você pode se dar ao luxo de dizer o que pensa, sem a menor preocupação se vai ou não magoar, algum mascarado. Depois da descida ao inferno, não existe mais a menor ilusão de que o Verdadeiro Deus, o Deus que mora e habita em nossa alma, se deixe enganar por qualquer falcatrua dos malandros sociais. 

Saímos do inferno bem conscientes, de que o faz de conta social não tem o menor valor para nós e nem para Deus. De que a tal sopa para os pobres uma vez por semana, que o agasalho no inverno, que tantas outras ações “sociais” cheias de “bondade”, são na realidade meros aplacadores de consciências pesadas, sem nenhum valor. 

De que o falar eu sou seu amigo ou amiga, e te ver passando necessidades serias sem levantar o dedo, infelizmente significa que você não é nunca foi e jamais será meu amigo ou minha amiga. Ou mesmo amigo de qualquer outra pessoa. 

Que amizade, grau de parentesco exige sim comprometimento e não apenas belas palavras que se vão com o vento para lugar nenhum. 

Saímos do inferno  libertos das amarras impostas pelas falsas bondades, falsas amizades, falsos laços de parentescos. Sem medo de perder o que nunca foi nosso, porque o que é falso nunca foi nosso então esse é melhor que se vá logo mesmo. 

Chorar pelo que estamos passando não é sinal de amor e muito menos de amizade, e sim de falsidade, quando o choro não vem acompanhado nem de uma ligação ao mês, quando o choro não em acompanhado do que você necessita verdadeiramente naquele momento. 

Uma pessoa com a mascara queimada pelo fogo do inferno, não é alguém fácil de se conviver nessa terra de faz de conta, a pele do seu rosto é nova, ainda está muito fina, e ela não aceita bem o faz de conta. 

Por isso talvez hoje eu não seja uma pessoa muito fácil de se conviver. Estive por tempo demais no inferno, por isso não me sobrou nenhuma mascara, passei lá grande parte da minha vida, até chegar bem no meio dele agora por ultimo. Foi lá que conheci a miséria humana, a inveja, a dor, a falta de compaixão, de amor, de alegria. Foi lá que conheci o que perder o que realmente amamos, foi lá que conheci a doença.

Mas também foi lá que encontrei mãos até então estranhas me puxando para o céu, e hoje sou imensamente grata a todas essas mãos de anjos que lá estiveram durante todo esse tempo segurando em minhas mãos e me guiando por onde era a saída. 

Seu comentário é importante para meu trabalho, deixe-o aqui.
Muito obrigado!
Fátima Jacinto

sexta-feira, 25 de abril de 2014

E se pararmos de lutar contra nós...



Vamos parar de lutar contra nós, e restaurar o nosso equilíbrio, pergunte-se: Onde estou mais desequilibrado? Deixe que sua voz interior, ou sua própria observação lhe responda, ( é seu sono que não está equilibrado, são suas emoções, você é uma pessoa muito estressada, está passando ou passou recentemente por uma situação limite, tipo luto, separação, perda de um emprego?) Procure ferramentas dentro de você para enfrentar as coisas que estão te roubando o equilíbrio. 

Concentre se em atingir um pondo de virada. Entre ao seu cérebro o cuidado do seu reequilíbrio físico, mas entregue mesmo. 

Todos nós podemos mudar um hábito, mas primeiro temos que sentir a necessidade de atuarmos sobre ele. Sempre que sentir uma necessidade que você sabe que irá te fazer mau, se pergunte: O que realmente está acontecendo nesse momento? Quando conseguimos responder essa pergunta estamos na verdade dando uma nova abertura para nossa mudança. 

Vamos parar de passar por cima dos nossos sentimentos, de camufla-los. Por favor, aprenda a parar e observar, como você está se sentindo nesse momento, sempre faça isso. O simples fato de você começar a ser seu observador, já trará mudanças positivas enormes para sua vida.

Como você está se sentindo agora, por exemplo: exausto, sobrecarregado, frustrado, distraído, pressionado, chateado, ansioso, inseguro, zangado, inquieto, com medo, com raiva.  observe e dê nome ao que você está sentindo, faça isso diversas vezes ao dia, sempre que você se lembrar, e por procure se lembrar ao menos umas 4 x ao dia. E quando você identificar o sentimento diga a si mesmo “Eu estou me sentindo... (coloque como está se sentindo)” pronto agora você iniciou uma mudança rumo a sua auto cura, está se tornando consciente de quem é você do que sente, e de como age. Isso te trará em um breve espaço de tempo uma qualidade de vida inimaginável. Creia e verá o poder que você tem. 

Não lute com você, é uma eterna batalha inglória, apenas se observe, e as mudanças irão acontecer.  As mudanças virão calma e consistentemente, em um curto espaço de tempo quando nos dispomos a nos enxergar. 

Procure a melhor maneira de lidar com o câncer, enquanto ele está ai, esse é um dos melhores professores que existe aproveite-o, você irá aprender muito com ele se permitir que ele lhe ensine, e a forma que ele tem de te ensinar é exatamente essa fazendo com que você se conheça profundamente, e se transforme na pessoa que que você sempre sonhou em ser.

Aplacar os sentimentos não os soluciona, apenas os esconde temporariamente, mas quando você conscientemente o reconhece isso vai sim trazer uma profunda mudança em suas atitudes, e em seu padrão mental.  Nossa mente e nosso corpo sabem disso, e está apenas nos dando tempo para aprendermos, e começarmos a agir. 

Comece a dizer o que você está sentindo sem medo de ser criticado, entendendo que você está experimentando um sentimento que é só seu, e que ninguém pode julga-lo por isso. Cada experiência que temos, é apenas nossa. 

Encontre uma maneira de dissipar sua energia de medo ou de raiva. esses são sem duvida alguma a base de todos os nossos comportamentos negativos. Se for possível caminhe, procure um hobby, mexa com as plantas, ou mesmo crie um blog, aprenda algo novo, que irá te ocupar enquanto a energia densa vai embora. 

Leve sua vida interior com a mesma seriedade como você leva sua vida exterior, ou seja, medite tenha um tempo para você procure se espiritualizar mais. 

Procure sentir se tão bem com você mesmo a ponto de não ter que fazer concessões que te façam sentir se mal depois, a ponto de não sentir nem desejo de fazer esse tipo de concessão.
Crie novos hábitos, uma vida nova precisa de hábitos novos. 

Escreva seus sonhos para os próximos 20 anos e veja os que você mais deseja e comece, agora.
Respire, respire, respire... Tome plena consciência da sua existência, do seu corpo, e do quanto você o ama e diga isso varias vezes ao dia a ele.

Seu comentário é importante para meu trabalho, deixe-o aqui.
Muito obrigado!
Fátima Jacinto 

A sensação de desesperança e impotência que sentimos dentro de um relacionamento violento.



Quando estamos vivendo em um relacionamento violento nos sentimos impotentes e desesperançadas, estamos deprimidas e isso nos leva a ficarmos passivas diante de uma situação de alto estresse. Somos incapazes de enxergar uma maneira de resolver a nossa situação, e isso nos leva a não tomarmos nenhuma atitude e sem duvida alguma não funciona. 

Aguentamos por tempo demais uma situação ruim. Não conseguimos entender o que vemos fazer, estamos incapacitadas de tomarmos uma decisão, e quanto mais adiamos a decisão mais nos afundamos em um mundo escuro e podre. 

A sensação de impotência e resignação toma conta da nossa vida, e somos incapazes de lidar com o estresse do dia a dia, esse corriqueiro mesmo, quem dirá com o que temos que enfrentar na violência dentro do nosso lar?

Mas é mais fácil para nós aprendermos a reação correta do que consertarmos a reação errada depois.  Resiliência emocional é aprendida e temos sim que nos esforçar para aprendermos porque se não vamos viver a vida inteira nesse mundo escuro e podre onde estamos. 

Temos que ensinar nossa mente a pensar novamente, “há, mas isso dá trabalho?” “não querida não dá não” trabalho dá se manter na situação que você está acredite em mim por favor. 

E bastante natural termos às vezes reações destrutivas, e não gostamos do que elas nos causam. Mas quando essas reações passam a ser uma constante em nossa vida alguma coisa está muito errada. É precisamos reunir forças para mudar isso o mais rápido possível. 

Porque quando conseguimos mudar nossas crenças autodestrutivas, sem nenhuma duvida vamos nos recuperar. Nossas crenças são como um softwares que fica repetindo os mesmos comando, mas em nosso caso esses comandos são perniciosos, e vão ficando cada vez mais arraigados com a repetição. 

Vou te dar um exemplo que sei que você conhece bem:  Quando estamos vivendo em um ambiente onde a violência é uma constante possibilidade real, tudo o que acontece de errado a nossa volta nos leva a pensar: “É culpa minha”. 

E se ao invés de pensar assim, você começasse a pensar: “não é minha culpa, não é culpa de ninguém, a culpa não é determinada, e encontrar de quem é a culpa não irá resolver esse problema”. Pronto nesse caso você deixou de se sentir culpada e ainda está a procura de uma solução, isso te leva a ter uma nova forma de pensamento do que está acontecendo dentro de você.

Existe outras crenças que temos que ir mudando mas vamos devagar, uma por vez...
Custom Search